A Política Nacional de Trânsito: uma política que não deu certo.


A Política Nacional de Trânsito – PNT foi lançada há 10 anos, em setembro de 2004, pelo Presidente Lula e pelo Ministro das Cidades, Olívio Dutra, ambos do Partido dos Trabalhadores.
Esta política tinha como objetivo reverter o alarmante índice de acidentalidade e de mortes no trânsito brasileiro.
Dentre as metas previstas, a taxa de mortes no trânsito, que era de 19 mortes por 100 mil habitantes/ano em 2004, deveria passar a ser 17 mortes/100mil hab/ano em 2006 e 11 mortes/100mil hab/ano em 2014.
O que aconteceu no Governo Lula e no Governo Dilma? Ao invés da taxa diminuir, conforme previsto na Política, a taxa aumentou..!!!! Em 2011, ela foi de 22,5 e em 2012, foi de 23,7. Um absurdo!
Pelo gráfico acima, o que se observa é que houve um decréscimo da taxa de 1997, quando foi aprovado o atual Código de Trânsito, até 2000-2001, no Governo FHC. A partir de então, só houve aumento.
Em 2012, segundo o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, foram 46.051 mortes. Entretanto, o problema parece ser ainda mais grave, pois segundo os dados de indenizações por morte (DPVAT), foram 60.752 mortes neste ano, segundo a Seguradora líder. Além disso, há um expressivo crescimento no número de sinistros de invalidez permanente e de despesas com assistência médica. Confira a tabela a seguir.

Mais o Governo Federal tem responsabilidade nisso? não é culpa dos motoristas? Sim, o Governo Federal tem responsabilidade, sejam em razão das medidas de incentivo ao aumento da frota de veículos (IPI e crédito) que adotou, seja em razão de a legislação de trânsito ser de sua competência..É a União que cria as regras de trânsito!!!
Independentemente disso, ele criou uma política que não funcionou, como várias outras políticas não estão funcionando...
Infelizmente, as discussões políticas atuais têm passado ao largo dos grandes problemas nacionais.
Fonte:
Política Nacional de Trânsito - http://goo.gl/p1xHHe
Mapa da Violência – http://www.mapadaviolencia.org.br
Avaliação de Programas de Governo – TCU - http://goo.gl/UaTHuj
Copyright © Blog dos Infratores. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018