São Paulo: Prefeitura cria Zonas de Proteção dos Pedestres

Fonte: Destak Jornal
http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,95314

Pedestres vão ter 'zonas de proteção'

"Meta é reduzir pela metade o número de mortes causadas por atropelamentos; foram 630 no ano passado

Para reduzir as mortes no trânsito, a cidade de São Paulo vai ganhar 11 zonas de proteção ao pedestre, que servirão de modelo para o resto da capital. O detalhamento do programa será anunciado pelo prefeito Gilberto Kassab dia 11 de maio.

Os locais de segurança serão chamados de Zona Máxima de Proteção ao Pedestre (ZMPP) e terão sinalização específica, além de reforço de agentes de trânsito para garantir que motos e carros não invadam as faixas de pedestres durante a travessia de pessoas. Orientadores usarão bandeiras para sinalizar que os veículos devem parar.

A meta da prefeitura é reduzir pela metade o número de mortes em atropelamentos na cidade. No ano passado, foram 630. Entre 2005 e 2010, foram mais de quatro mil.

As 11 primeiras zonas de proteção estarão em um perímetro que vai do centro da cidade até a região da avenida Paulista. Esses locais concentraram 11% das mortes de pedestres no ano passado.

Quatro locais já estão definidos: são os cruzamentos das avenidas Ipiranga e São Luís, do viaduto Jacareí com a rua Santo Antônio, da avenida Paulista com a rua Augusta e o formado pelas ruas da Consolação, Martins Fontes, São Luís e Xavier de Toledo.

Multas

A prefeitura anunciou que a CET vai começar a multar motoristas que não derem prioridade aos pedestres. De acordo com a lei, onde houver faixa, a prioridade é do pedestre e não do carro, exceto quando houver semáforo.

A operação começará dia 11 de maio na região central e depois vai se estender a outras dez áreas. Ainda não haverá multa, mas os motoristas serão orientados a cumprir a regra. Não há data definida para as multas começarem a valer efetivamente".

Comentários do Blog dos Infratores:

Talvez uma das melhores notícias que o pedestre da capital paulista poderia ouvir.


Imagine tornar São Paulo/SP uma cidade civilizada e humanizada no trânsito como as cidades européias, como as cidades dos países desenvolvidos em geral, ou, até mesmo, como algumas cidades sul-americanas (Santiago, por exemplo)?

Isso seria (é) muito bom. 

Respeitar os artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que dispõem sobre a proteção ao pedestre na sua travessia é o primeiro passo neste sentido.

Vamos torcer e lutar para que esta medida dê certo e torne os motoristas da Capital Paulista mais conscientes. É importante lembrar que muitos exemplos de São Paulo/SP são replicados em outras cidades brasileiras.

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