Lucerna e seu sistema de transporte urbano

É possível construir um sistema de transporte urbano de qualidade baseado em ônibus? A cidade de Lucerna, na Suiça, é um exemplo que sim.

(entrada da estação central de trem de Lucerna)

Lucerna (Luzern em alemão) é uma cidade localizada na região central-norte da Suiça, na porção de língua alemã do país. Com uma população aproximada de 70.000 habitantes, a cidade é a capital do Cantão (Estado-membro de uma Federação) de mesmo nome. A região metropolitana conta com 17 cidades e vilas, com uma população total de 250.000 habitantes (fonte: Wikipedia - English Version).

(Lago Lucerna)

A cidade é marcada pela beleza do Lago Lucerna, com vistas para os Alpes Suiços.

Um local importante para se visitar é a Verkehrhaus der Schweiz (Museu dos Transportes Suiços), que será abordado em um post específico.

Além destas belezas naturais, qualquer brasileiro irá notar a qualidade de um sistema de transporte urbano, quase totalmente baseado em ônibus (apesar de existirem linhas de trens intermunicipais).

Cada ponto de ônibus (Haltestelle) possui um Nome, que facilita a identificação pelo usuário do local onde deve embarcar e desembarcar, para chegar ao seu destino. No ponto de ônibus, o usuário saberá quais as Linhas de ônibus que ele pode tomar e os seus respectivos trajetos. Ele vai encontrar uma tabela com os horários em que o ônibus (de determinada linha) passa por aquela "estação". Os horários, diga-se de passagem, são respeitados rigorosamente. 

Em alguns pontos de ônibus, há ainda um painel eletrônico mostrando quantos minutos faltam para a partida/chegada dos veículos.

Não é só isso, cada ônibus dispõe de informações em tempo real sobre as próximas estações, incluindo o tempo estimado para chegada. 

(tela de informação no interior do ônibus - linha 6)

Se você estiver passando próximo à Estação Central de Trem (Hauptbahnhof), o painel do ônibus te informará, em tempo real, quais são as próximas partidas de trem.

Se você estiver passando por um Ponto em que há conexão para outras linhas, o painel do ônibus te informa quais as linhas que por lá passam.

(Rede de Linhas de ônibus - Lucerna)

A cidade também é repleta de ciclovias, geralmente pintadas no solo em vermelho. Há uma separação entre veículos, pedestres e ciclistas no trânsito. Ao lado da Estação Central de Trem, pode-se observar um grande número de bicicletas estão estacionadas, demonstrando, assim, o quão importante é este meio de transporte alternativo para os suiços.

(bicicletas estacionadas ao lado da Estação Central de Trem - Hauptbahnhof)


(bicicletas estacionadas ao lado da Estação Central de Trem - Hauptbahnhof)



(Ciclovia - em vermelho - Bundesplatz)

(ciclovia - próxima à Bundesplatz)

Por fim, eu não poderia deixar de mencionar a educação no trânsito dos Suiços, que respeitam o pedestre, parando na faixa, com a mera aproximação deste.

(respeito ao pedestre na faixa de segurança)
Copyright © Blog dos Infratores. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018